sexta-feira, 29 de março de 2013

More Than a Game - Lebron James

Vídeo / documentário que retrata os tempos de Lebron James e colegas de equipa durante o período do secundário. Um grande filme que diz muito sobre os valores do companheirismo no Basquetebol. Para ver clique no seguinte link: More Than a Game

terça-feira, 26 de março de 2013

O verdadeiro valor do desporto

Carla Nascimento* em: www.asortedo13.blogspot.pt
O artigo desta semana é sobre algo que me preocupa: a falta de vontade dos miúdos hoje em dia para se entregarem a algo que valha a pena. Independentemente de saber que é um problema geral, eu falo do ponto de vista do desporto e, obviamente, no caso particular do basquetebol. No meu tempo, queríamos treinar todas as horas possíveis. Hoje, os miúdos acham que treinar uma hora e meia já é mais do que suficiente e, muitas vezes, até chega a ser chato. Se lhes exigem muito, não estão dispostos a esforçar-se para provar que são capazes e muitas vezes desistem. Se podem estar sentados no computador para que é que se vão chatear com o desporto? Há uma falta de compromisso enorme e os miúdos não estão dispostos a abdicar de nada por causa de um treino. O caso mais gritante que conheço até hoje passou-se quando eu era treinadora de uma equipa de cadetes. Uma das miúdas disse-me que teria de sair no intervalo do jogo, porque tinha uma festa de aniversário. Fiquei em choque! Nem sabia como é que aquilo lhe podia passar pela cabeça. Reuni todas as minhas forças e paciência para lhe explicar o porquê de ela ter de ficar até ao fim do jogo. Há também um receio inexplicável para treinar com as equipas do escalão acima. O objectivo não é pôr a descoberto as debilidades de ninguém. Os erros e as dificuldades iniciais são normais. Mas se atirarmos o receio e os medos para trás das costas, rapidamente vamos perceber que estar um nível acima nos leva a estar num patamar superior. Só com problemas novos podemos evoluir mais. Acredito que o trabalho e o empenho nos levam muito longe, seja no que for. No caso particular do basquetebol feminino, com algum talento e esforçando-nos um pouco mais do que a média já marcamos a diferença. Portanto, acredito também que as recompensas serão proporcionais ao quanto nós estivermos dispostas a dar pelo desporto.

Posto isto, o artigo desta semana diz assim:

Crescer no desporto
“Acordar, vestir roupa confortável e sair a correr para a escola. Durante as aulas fazíamos as equipas. Passávamos todos os intervalos a jogar basquetebol. Mas não acabava aí. Ao fim da tarde, treino e, com sorte, outro treino com as mais velhas. Aos fins-de-semana dois e, por vezes, três jogos. Passar 24 horas com a bola na mão era tudo o que mais queríamos. 
Quando éramos pequenos não se falava tanto da dificuldade em conciliar os estudos com o basquetebol. Um teste no dia seguinte não era uma desculpa aceitável para faltar ao treino. Havia um compromisso total com a equipa que nos fazia organizar o tempo o melhor possível e definir bem as prioridades. 
Treinar em dois escalões não era um problema, era um prémio. Eras um sortudo se alguém achasse que tinhas potencial para trabalhar no escalão acima do teu. Poder treinar com jogadores mais velhos, mais fortes e mais experientes supunha ter de ultrapassar outro tipo de dificuldades. A superação dessas dificuldades conduzia à evolução. 
Significava a oportunidade de assumir e falhar vezes sem conta, que era o que nos levaria ao êxito algum dia. Entendíamos que cada segundo que investíamos no pavilhão ia fazer de nós melhores jogadores e que só o trabalho, o esforço e a dedicação seriam recompensados com o tempo. 
Se não podíamos estudar? Se só tínhamos tempo para o basquetebol? Quem pensasse isso estava muito enganado. Havia tempo para tudo: jogar, estudar, estar com os amigos, jantares… Isso sim, cada coisa no momento certo. 
Hoje as coisas são diferentes. Seja porque os miúdos têm dificuldade em comprometer-se, porque os pais castigam os maus resultados escolares tirando aquilo que lhes “faz perder tempo”, o basquetebol. Ou porque a sociedade é muito mais tolerante com as novas tecnologias e redes sociais. Uma sociedade em que as coisas se conseguem sem esforço e, se o exigem, há sempre uma “boa” desculpa para abandonar. 
Depois de muito trabalho e sacrifício, posso garantir-vos que se uma pessoa se dispõe a esforçar-se, a dedicar o seu tempo e vontade para alcançar metas terá a sua recompensa. Nem toda a gente será atleta profissional, se calhar nem amador, mas de certeza que todas as pessoas que adquiram valores e ensinamentos com o desporto estarão mais preparadas para a vida e para conseguir chegar às metas propostas no seu dia-a-dia.”
*Carla Nascimento joga em Espanha no CB Al-Qazeres, Liga Feminina 2A

quarta-feira, 20 de março de 2013

Festa do Basquetebol Juvenil - Albufeira 2013


9 Atletas da ATC nas selecções da AB Braga

Com a realização da 7.ª edição da Festa do Basquetebol Juvenil, de 20 a 24 de Março, Albufeira volta ser a capital da modalidade e ao mesmo tempo palco da maior concentração do desporto de formação que se realiza em Portugal. Ainda que com grandes dificuldades financeiras da Federação e Associações (em alguns casos os pais tiveram de co-financiar a participação dos filhos), estarão presentes cerca de 70 selecções em representação das 18 Associações Distritais que vão disputar os Campeonatos de Portugal de Basquetebol de Sub-14 e Sub-16, Masculinos e Femininos, envolvendo perto de mil atletas. A competição iniciar-se-á amanhã com a disputa da fase de grupos dos 4 escalões, terminando na manhã de domingo com as Finais e posterior cerimónia de encerramento. Em representação da AB Braga marcarão presença na Festa do Basquetebol Juvenil 9 atletas da ATC:
Sub 14 Femininos: Inês Machado e Margarida Fernandes;
Sub 14 Masculinos: Diogo Machado, Francisco Oliveira e Pedro Silva;
Sub 16 Femininos: Ana Morais;
Sub 16 Masculinos: Carlos Braga, Luis Paula e Tiago Messias;
Para além dos atletas, a ATC estará ainda representada por Adriano Pereira, seleccionador distrital de Sub 14 masculinos. 
No primeiro dia as selecções da AB Braga terão o seguinte calendário de jogos:
Sub 14
Femininos
AB Braga
AB Viseu
09H00
Pavilhão da Esc. Sec. Albufeira 2
AB Guarda
AB Braga
17H30
Pavilhão da Esc. Sec. Albufeira 2
Sub 14
Masculinos
AB Lisboa
AB Braga
13H15
Pavilhão da EBS Vale Pedra 1
AB Braga
AB Aveiro
17H30
Pavilhão da EBS Vale Pedra 1
Sub 16
Femininos
AB Lisboa
AB Braga
09H00
Pavilhão Desportivo de Albufeira 2
AB Braga
AB Santarém
13H15
Pavilhão Desportivo de Albufeira 2
Sub 16
Masculinos
AB Porto
AB Braga
13H15
Pavilhão Desportivo de Albufeira 1
AB Braga
AB Aveiro
17H30
Pavilhão Desportivo de Albufeira 1

segunda-feira, 18 de março de 2013

Minis participaram no Torneio da Final 8 da Taça de Portugal


5 jogos e 4 vitórias... e um dia inesquecível
Em mais uma actividade do Minibasquete, os Minis foram até Fafe onde, no sábado e domingo de manhã, participaram no Torneio da Final 8 da Taça de Portugal. No total a nossa equipa realizou 5 jogos, conseguindo 4 vitórias. Para além disso, no domingo à tarde, os nossos jovens viveram certamente um dia inesquecível ao assistirem ao magnífico espectáculo da Final da Taça de Portugal.

Resultados:

ATC 56 - VSC Guimarães 16

ATC 30 - Felgueiras 20

ATC 32 - Maia Basket 28

ATC 34 - SC Braga 12

ATC 18 - Maia Basket 28

domingo, 10 de março de 2013

Resultados do fim-de-semana

Sub 16 Masculinos B: ATC B 41 - BC Barcelos 38

Sub 14 Femininos: ATC 39 - CTM Vila Pouca Aguiar 51

Sub 14 Masculinos: VSC Guimarães 51 - ATC 54

Sub 16 Masculinos: UAA Aroso 93 - ATC 54

Sub 16 Masculinos B: VSC Guimarães 75 - ATC B 22

Sub 18 Masculinos: ATC 55 - ADCE Diogo Cão 37

Sub 19 Femininos: ATC 57 - ADCE Diogo Cão 49

Sub 16 Femininos: Guifões SC 37 - ATC 34

Sub 16 Masculinos: ATC 112 - CTM Vila Pouca de Aguiar 24

Final do Torneio Distrital de Sub 12 “Professor Mário Costa”


6 Equipas - 9 jogos e uma autêntica Festa do Minibasquete

Com um ambiente de grande entusiasmo dentro e fora do campo, a Final Six do Torneio Distrital de Sub 12 “Professor Mário Costa” foi uma autêntica festa do Minibasquete. Organizado pela ATC em colaboração com a AB Braga e com o apoio da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão a Final do Torneio Distrital reuniu em Joane as equipas do SC Braga, VSC Guimarães, GDAS, SC Maria da Fonte, ATC e BC Barcelos. Após os jogos de sábado à tarde de domingo de manhã e domingo à tarde, a ATC e o BC Barcelos encontraram-se no último jogo do dia na decisão do título Distrital. Entrando melhor no jogo, e a defender claramente meio campo, o BC Barcelos conseguiu chegar ao intervalo com uma vantagem de 12 pontos. Mesmo assim a equipa da ATC, não deixou de acreditar. Mais organizada no ataque e mais pressionante a defender, na segunda parte recuperou a desvantagem conseguindo, a menos de 3 minutos do fim do jogo diminuir a diferença para apenas 1 ponto. Contudo, o BC Barcelos, continuando a defender meio campo, mostrando-se mais fresco e mais lucido conseguiria segurar o resultado e assim chegar ao Titulo Distrital. No final, apesar de muito disputados, importa destacar a forma correcta como decorreram todos os jogos, e o excelente ambiente de fair play que se viveu dentro e fora de campo. Parabéns a todos os atletas, às equipas, aos pais e adeptos que encheram as bancadas do Pavilhão das Piscinas de Joane e que assim contribuíram para mais um ponto alto de competição e de promoção do Minibasquete no distrito de Braga. Se quem tem dúvidas que a  festa e a competição no Minibasquete são perfeitamente compatíveis e, acima de tudo, podem dar um contributo decisivo para a melhoria do “pobre” Basquetebol Português, deveria ter passado por Joane durante o fim-de-semana.
Resultados:
Jogo 385: BC Barcelos 36 – SC Braga 22
Jogo 386: SC Maria da Fonte 31 – VSC Guimarães 27
Jogo 387: GDAS 24 – ATC 31
Jogo 397: SC Braga 27 – VSC Guimarães 33
Jogo 388: BC Barcelos 35 – SC Maria da Fonte 28
Jogo 398: VSC Guimarães 22 – GDAS 45
Jogo 389: SC Maria da Fonte 30 – ATC 54
Jogo 399: GDAS 33 – SC Braga 30
Jogo 390: ATC 27 – BC Barcelos 32
Classificação:
1.º BC Barcelos
2.º ATC
3.º SC Maria da Fonte
4.º GDAS
5.º VSC Guimarães
6.º SC Braga

BC Barcelos - 1.º Classificado

  
ATC - 2.º Classificado

 

quinta-feira, 7 de março de 2013

Festa do Basquetebol Juvenil 2013


ABB divulgou lista de atletas convocados

 Com vista à participação na Festa do Basquetebol Juvenil que decorrerá de 20 a 24 de Março em Albufeira, AB Braga acaba de divulgar a lista dos jogadores convocados para os treinos do estágio de preparação final. Entre os convocados nos diferentes escalões encontram-se 11 atletas da ATC.

 
 
Convocatória Sub 14 Femininos

 Inês Machado – ATC

Anya Oliveira – BCB

Cátia Oliveira – BCB

Mª Inês Peixoto – BCB

Ana Arantes – BCB

Luana Vieira – SCB

Bárbara Costa – SCB

Maria Sá – SCB

Filipa Ribeiro – SCB

Catarina Francisco – VSC

Clara Passos – VSC

Marta Freitas – VSC

        Suplente – Margarida Fernandes – ATC

        Suplente Ana Oliveira - ATC

        Suplente – Maria Neiva – BCB

 
Treinos no Pavilhão do Colégio La Salle em Barcelos

Calendarização provisória:

16/03 – Das 10.00 às 12.00 horas e das 15.00 às 17.00 horas

17/03 – Das 10.00 às 12.00 horas e das 15.00 às 17.00 horas

18/03 – Das 10.00 às 12.00 horas e das 15.00 às 17.00 horas

19/03 – Das 10.00 às 12.00 horas e das 15.00 às 17.00 horas

 
Seleccionadores: Hugo Peixoto e Carlos Ferreira

 

 

Convocatória Sub 16 Femininos

 
Alexandra Fonseca – VSC

Barbara Miranda – VSC

Joana Guerreiro – VSC

Ana Marques – SCB

Michelle Ortega – SCB

Ana Morais ATC

Isabel Costa – BCB

Joana Costa – BCB

Sofia Freitas – BCB

Solange Gomes – BCB

Mafalda Anjos – BCB

Ana Catarina – VSC

         Ana Filipe – SCB

         Marta Machado - SCB

         Debora Passos – BCB

 
Treinos a decorrer em Guimarães no Pavilhão Multiusos e no Pavilhão do VSC

Calendarização provisória:

15/03– das 20.30 às 22.00 horas – Multiusos Guimarães

16/03 – Das 10.00 às 12.00 horas e das 15.00 às 17.00 horas - VSC

17/03 – Das 10.00 às 12.00 horas e das 15.00 às 17.00 horas - VSC

18/03 – Das 10.00 às 12.00 horas e das 15.00 às 17.00 horas - VSC

19/03 – Das 10.00 às 12.00 horas e das 15.00 às 17.00 horas - VSC

 

Seleccionador: Tam Ling

 

 

 

Convocatória Sub 14 Masculinos

 

Adão Barbosa – SCB

Afonso Coelho – SCB

Ricardo Viana – SCB

Rodrigo Bobzien – SCB

Luís Araújo – BCB

Diogo Machado – ATC

Francisco Oliveira – ATC

José Silva – ATC

André Barroso – GDAS

Carlos Vedor – GDAS

Josimar Cassamá – GDAS

Rui Machado – VSC

Suplente – João Noivo - SCB

Suplente – João Rocha – VSC

Suplente – Duarte Pereira - BCB

 

Seleccionador: Adriano Pereira
 

Treinos a decorrer em Joane (pavilhão das Piscinas), Pavilhão de Vermoim e Pavilhão do Colégio La Salle em Barcelos

Calendarização provisória:

 15/03 – Das 20.00 às 22.00 horas – a definir

16/03 – Das 11.00 às 13.00 horas Vermoim

16/03 - Das 15.00 às 17.00 horas – Piscinas Joane

17/03 – Das 09.30 às 11.30 horas – La Salle

18/03 – Das 09.00 às 11.00 horas Vermoim

18/03 - Das 14.30 às 16.30 horas – Piscinas Joane

19/03 – Das 09.00 às 11.00 horas Vermoim

19/03 - Das 14.30 às 16.30 horas – Piscinas Joane

 

Convocatória Sub 16 Masculinos

Jorge Silva – SCB

Rafael Viana – SCB

Nuno Gonçalves – SCB

Diogo Bargas – SCB

Gonçalo Martins – SCB

Luís Paula – ATC

Carlos Braga – ATC

Tiago Messias – ATC

Luís Pinto – VSC

Márcio Ribeiro – VSC

Hélder Ferreira – BCB

Pedro Alves - GDAS

 Treinos a decorrer no Pavilhão de Vermoim e em Braga (Pavilhão da UM, Esc Sec D. Maria II e Lamaçães).

Calendarização Provisória:

12/03 – Das 21.00 às 23.00 horas – Vermoim

15/03 – Das 20.00 às 22.00 horas – Esc Sec D. Maria II

16/03 – Das 09.00 às 11.00 horas e das 14.00 às 16.00 horas - UM

17/03 – Das 10.00 às 12.00 horas e das 15.00 às 17.00 horas - Lamaçães

18/03 – Das 10.00 às 12.00 horas e das 14.00 às 16.00 horas - UM

19/03 – Das 10.00 às 12.00 horas e das 14.00 às 16.00 horas - UM

 
Selecionadores: João Chaves e José Silva