Equipa: Carlos Daniel, Cristiano, Cunha, Gonçalo, Joel, Jorge, Miguel, Moreira, Vítor Nuno e Zé Nuno.
Treinador principal: Adriano Pereira
Treinador adjunto: Tomé Mota.
Na jornada inaugural frente a Barcelos, ainda que um pouco inconstante a nossa equipa dominou praticamente todo o jogo e venceu com justiça. Desta forma classificou-se desde logo para disputar um dos 8 primeiros lugares. Resultado final: Barcelos 37 - Famalicão 40
No segundo jogo, com a fortíssima equipa de Lugo (viria a ser um dos finalistas), a nossa equipa ainda conseguiu equilibrar o jogo na parte inicial. Com uma equipa mais consistente e mais alta, Lugo acabaria por ser mais forte na segunda parte e vencer naturalmente.
Nos quartos de final, nova derrota, desta feita frente a Pontevedra. Neste jogo, enquanto conseguimos aguentar o intenso ritmo imposto pela equipa adversária demonstramos idêntica qualidade e mantivemos o jogo equilibrado. Contudo, faltando as forças a nossa equipa ressentia-se quer física quer mentalmente, pelo que, no final, a derrota acaba por não surpreender. Resultado final: Famalicão 28 - Pontevedra 46
No jogo seguinte, acesso à final do 5.º e 6.º classificado, frente a Carballo, jogando muito bem e dominando o marcador, mostramos que estávamos perfeitamente à altura desta equipa. Contudo, com alguns momentos de desconcentração e demasiado nervosismo deitamos tudo a perder. No final, nova derrota, esta, sem tirar o mérito à equipa de Carballo, sem dúvida alguma, muito por culpa própria.
No último jogo, final para atribuição do 7.º e 8.º classificado, tendo como adversário Sarria, a nossa equipa, estando um pouco mais serena que nos dois dias anteriores, conseguiu aguentar a pressão nos momentos mais difíceis e assim vencer o jogo. Ao terminar no 7.º lugar, os nossos jovens cumpriram plenamente os objectivos delineados, ficando contudo a sensação que com um pouco mais de “cabeça” poderiam ter ido mais além. Mesmo assim, foi muito bom. Parabéns!
Sub 16 Femininos
Equipa: Ana Cláudia, Andreia, Catarina, Cintia, Cláudia Sofia, Diana, Filipa, Joana, Márcia e Susana.
Treinador principal: Fernando Oliveira
Treinadoras adjuntas: Fátima Ribeiro e Filipa Vidal
No primeiro jogo, frente a Santiago de Compostela, a nossa equipa entrou a defender muito bem e atacar ainda melhor, chegando, rapidamente a uma vantagem de 10-0. Contudo, a equipa adversária, demonstrando muita experiencia não se deixou abater e, ponto a ponto, foi recuperando a desvantagem. No terceiro período, a equipa de Santiago, depois de nos ultrapassar no marcador, parecia embalada para uma vitória clara. Contudo, no último período mostrando que a nossa entrada inicial não fora mero acaso, a nossa reacção foi excelente e passamos de novo para a frente no marcador. Falhando um ataque fácil (1X0) e 3 lances livres em 4 tentados nos últimos 2 minutos, permitimos que a equipa galega voltasse definitivamente para a frente no marcador.
Foi um excelente jogo da nossa equipa, que, com um pouco mais de serenidade e uma pontinha de sorte (a sorte dá muito trabalho) poderia ter vencido. Resultado final: Santiago de Compostela 32 - Famalicão 29
Na segunda jornada, frente a Orense a nossa equipa queria confirmar que o jogo da véspera não foi obra do acaso. E se pretendia assim o fez. Entrando novamente muito bem no jogo, as nossas meninas lutaram com todas as forças. Mesmo assim, com uma equipa bastante mais alta, Orense tinha maior domínio nos ressaltos, o que lhe permitiu alcançar alguma vantagem na primeira parte (cerca de 10 pontos).
Contudo, na segunda metade, mais uma vez, as nossas meninas reagiram com muita garra e, a 3 minutos do final do jogo, diminuíram a desvantagem para apenas 3 pontos de diferença. Nessa altura, Orense aumentou o ritmo e com alguns erros nossos (perdas de bola e ataques sem chegar ao cesto), conseguiu de novo aumentar a vantagem que seria de 9 pontos no final.
Uma derrota que demonstrou a nossa imaturidade nestes jogos mas que não deixou um sabor amargo, pois saímos todos conscientes de termos feito o máximo. Resultado final: Orense 41 - Famalicão 32
No terceiro jogo frente a Penafiel, a nossa equipa conseguiu a primeira vitória no Torneio. Dada a qualidade da equipa adversária, obtivemos uma vitória sem história e sem qualquer dificuldade. Mesmo assim, este jogo não foi em vão pois, ficamos com a sensação que no final a equipa estava ainda mais unida. Resultado final: Famalicão 55 - Penafiel 22;
No último jogo do Torneio, para a atribuição do 9.º e 10.º classificado, tínhamos como adversárias as nossas vizinhas de Barcelos. Depois de termos realizado ao longo da época (em circunstâncias bem diferentes é evidente), 5 jogos frente a esta equipa, dos quais perdemos 3 jogos (em Barcelos) e vencemos 2 (em nossa casa), estávamos um pouco expectantes para ver se a nossa melhoria ao longo da época, sobretudo, demonstrada nos últimos jogos do Inter Associações, nos jogos treino de preparação para o Eixo (frente ao CD José Régio e à ED Viana) e nos dois jogos até aí realizados no Torneio (com Santiago e Orense) se confirmava ou não.
Entrando no jogo, “concentradíssimas” a defender e “acertadíssimas” a atacar as nossas jovens mostraram todo o seu esplendor.
Com o resultado em 22-0 a dois minutos do final do segundo período, a equipa de Barcelos conseguiria finalmente marcar os seus 2 primeiros pontos. O resultado estava feito e o jogo, ainda que mais equilibrado na segunda metade, não teve mais história… No final a alegria que se sentia é indescritível, pois todos sabemos o que trabalhamos para conseguir esta vitória e o quanto ela é merecida pela época que realizamos.
Quando trabalhamos muito, mais tarde ou mais cedo, os resultados acabam por aparecer… Sem dúvida que, depois do que assistimos no jogo frente a Barcelos e nos restantes jogos do Torneio do Eixo Atlântico, podemos acreditar que vale a pena trabalhar pois os resultados aparecem. Parabéns meninas, 4 anos depois… jogam Basquetebol!
Resultado final: Barcelos 18 – Famalicão 39