Escalão: Sub 16
Nascida a 07-05-1996
1.ª Inscrição em 2004/2005
1. Joana, és uma das atletas da ATC com mais tempo de basquetebol, que balanço fazes destes anos de prática da modalidade?
Sinto que o basquetebol me fez crescer, tornar-me mais independente, mais forte e claro, a dar-me sempre novas e melhores técnicas de ultrapassar as minhas dificuldades. Aprendi muito.
2. Pensas que o facto de treinar e jogar basquete prejudica os estudos ou pelo contrário é conciliável?
No ponto de vista e no meu exemplo real, o basquetebol é uma componente que se concilia muito bem com os estudos, acabando mesmo por ajudar, porque acredito que uma pessoa mais ocupada gere melhor o seu tempo e claro que isso se reflecte nos estudos.
3. Já agora, como é que te correram os estudos este ano?
Melhor do que pensava.
4. E a época desportiva, em termos globais como é que te correu?
Não consegui atingir alguns objectivos, mas no geral, foi um ano muito difícil com muitos problemas e dificuldades, por isso e apesar de tudo, só posso estar contente.
5. O que pensas dos resultados e do trabalho da tua equipa?
Acho que somos capazes de fazer melhor e que há ainda muita coisa a melhorar, mas estivemos sempre unidas e foi um ano com muitas experiências com êxito.
6. Olhando agora para o futuro, já tens algum objectivo definido para a próxima época?
Sim, bastantes. Apesar do receio de não conseguir alcançar alguns deles, estou já a ganhar forças física e psicologicamente para os conseguir alcançar.
7. E nos estudos, já tens ideia do que pretendes seguir?
Vou iniciar o ensino secundário no curso científico-humanístico de Línguas e Humanidades.
8. Para terminar, que conselhos darias a quem está agora a começar a jogar basquete?
Para não desistir nos primeiros obstáculos que aparecerem e lutarem sempre pelos seus sonhos para um dia, quem sabe, virem a ter tanto talento como o Kobe Bryant.